Certamente você já ouviu alguém dizer que ficou com o orçamento apertado, perdeu o controle da vida financeira e acabou com o nome no SPC. Mas, afinal, você sabe o que isso significa?
A sigla SPC se refere ao termo Serviço de Proteção ao Crédito, ou seja, um banco de dados privado que contém informações e o cadastro de consumidores que ainda não quitaram suas dívidas com alguma empresa.
A principal função do SPC é analisar estas informações e orientar às prestadoras de serviços, bancos e departamentos comerciais nas decisões sobre vendas e concessão de crédito.
Se um consumidor fica em dívida com alguma loja, esta pode enviar seu nome ao SPC e, a partir disso, gerar grandes dificuldades para que este consumidor consiga aprovações de crédito. Tal restrição é válida desde o financiamento de um imóvel até a compra de simples eletrodomésticos em qualquer loja. Por este motivo, é indispensável que a situação seja regularizada o mais depressa possível.
Agora que você já sabe o que é, talvez esteja se perguntando:
Como saber se meu nome está no SPC?
Por ser um banco de dados privado, é natural que estas informações não sejam passadas por telefone ou qualquer outro tipo de consulta pela internet. Por isso, se você receber um e-mail dizendo que seu nome foi para a lista, desconfie.
A única forma de realizar esta conferência é ir pessoalmente a um dos postos autorizados. Lembre-se que para efetivar a consulta, você deverá levar consigo o número do seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e algum outro documento de identificação, como carteira de identidade, habilitação ou carteira de trabalho.
Se você realmente estiver com o nome no Serviço de Proteção ao Crédito, o primeiro passo é tentar negociar sua dívida. Ao efetuar o pagamento, seu nome será imediatamente excluído da lista de inadimplência. Tenha em mente que, o Código de Defesa do Consumidor estabelece o prazo de até cinco dias, a partir da quitação, para que seu nome esteja novamente em situação legal.
Em casos especiais, como dívidas relacionadas a cheques sem fundo, por exemplo, o mais indicado é que você procure os órgãos licenciados e se informe sobre como deverá proceder.
Para que você não fique com o nome sujo no mercado, algumas dicas podem te ajudar.
– Para não correr riscos de emitir cheques sem fundo, mantenha o hábito de verificar constantemente seu saldo bancário. Caso encontre alguma irregularidade, entre em contato com a agência imediatamente.
– Ao comprar uma mercadoria, nunca se esqueça de solicitar o comprovante de pagamento e notas fiscais. Em caso de algum problema, estes documentos serão a sua garantia.
– Se por acaso o seu nome já estiver no SPC, converse abertamente com a empresa. Algumas organizações permitem o parcelamento da dívida e, em certos casos, podem conceder descontos. Lembre-se que, ao regularizar sua situação, peça um comprovante de que a dívida foi paga.
Ainda não sabe o que é SPC?
Acesse: www.spcbrasil.org.br