Perder documentos é a coisa mais comum de acontecer, principalmente em festas, shows, locais lotados… Quanto mais movimento e menos cuidado, as probabilidades aumentam. A falta de segurança e o índice de batedores de carteira nas alturas são a segunda causa para que os documentos tenham que ser refeitos, assim como os cartões de crédito, cancelados.
Mas, e quando uma das opções acima acontece, qual a melhor forma de rever a 2ª via dos documentos, sem ter que enfrentar algum tipo de transtorno? Sabemos que no Brasil, a burocracia impera na maioria das coisas que precisam ser resolvidas.
Portanto, hoje em dia, já existem outras maneiras de se reaver os documentos, poupando tempo e dinheiro dos cidadãos.
O documento considerado mais fácil de conseguir recuperar é o CPF – Cadastro de Pessoa Física. Ele serve para registrar todas as pessoas que vivem no território brasileiro, sendo ela de nacionalidade brasileira ou não.
Desde Junho do ano passado, aquele cartão azul de plástico que conhecemos foi substituído pelo Comprovante de Inscrição do CPF, o qual você pode imprimir direto de casa. É uma maneira mais prática e simples, que dispensa o deslocamento e evita as filas tão temidas.
2ª via CPF para quem não declara IR:
Para quem não faz a declaração de imposto de renda, o processo é muito fácil.
– Acesse a página da Receita Federal para Imprimir Comprovante de Inscrição no CPF.
– Após isso preencha corretamente os seus dados, como nome completo, data de nascimento, nome da mãe (como consta no documento de identidade), número do título de eleitor e, claro, o número do seu CPF. Clique em enviar.
– Na próxima tela já irá aparecer o seu comprovante, e basta imprimir. Siga as instruções para fazer a impressão corretamente.
2ª via CPF para quem declara IR:
Se você declara imposto de renda, os passos são um pouco mais longos, mas, ainda assim, é fácil de conseguir.
– Nesse caso, você pode usar os recursos do portal eCAC, o centro virtual de atendimento da Receita Federal. Entre no site da Receita Federal e gere um código de acesso para poder usar esse portal de maneira rápida, apenas colocando seu CPF, data de nascimento e os caracteres de confirmação que aparecerão na tela. Clique em Avançar.
– Na próxima tela, preencha os números dos recibos de entrega das duas últimas declarações de imposto de renda e crie a sua senha. Isso gerará o código.
– Acesse o portal do eCAC, digite o código e a senha recém criados, juntamente com o número do seu CPF.
– Na tela inicial do eCAC, clique em Cadastros e, logo após, clique em Comprovante de Inscrição do CPF.
– Na próxima tela abrirá o seu comprovante. Basta seguir as instruções e imprimi-lo.
Esses códigos gerados para poder usar o portal eCAC expiram em 24 horas. Portanto, toda vez que você precisar imprimir o seu comprovante, precisará gerar um novo código e repetir o processo.
Caso aconteça de, no momento em que for preencher os dados, você não se lembre mais de seu número de CPF, dirija-se a um posto da Receita Federal mais próximo, com a carteira de identidade em mãos. Lá eles poderão lhe ajudar a recuperar o número.
É importante esclarecer que, por enquanto, a primeira via ainda não pode ser feita de forma online. Para consegui-la, basta dirigir-se a uma agência do Banco do Brasil, dos Correios ou da Caixa Eletrônica Federal, acompanhado de um documento de identidade e com o valor de R$5,70, que é a taxa cobrada por esse serviço.
2ª via CPF para contribuintes que possuam Código de Atendimento:
Se você gerou um código de atendimento após solicitar ao Banco do Brasil, Caixa Econômica, Correios ou representação diplomática do Brasil no exterior, os passos são os seguintes:
– Acesse este link de consulta da Receita Federal;
– Coloque o local de atendimento utilizado;
– Insira o seu código;
– Exponha sua data de nascimento;
– E a data de atendimento também.
Depois disso, basta clicar em “Consultar”. Caso erre nas informações, pressione “Limpar”, e reinicie o processo.
UEH, A consulta DO SPC não é Grátis? Pq estão cobrando Cr$ 10,00??????
Olá. A consulta no SCPC para o próprio CPF é grátis sim. Você pode ter acessado algum link de parceiro que vende o serviço de monitoramento ou de consultas para empresas. Recomendamos acessar esse link http://www.boavistaservicos.com.br/consumidor-positivo/consulta-cpf-gratis/
Então quer dizer que hoje podemos imprimir o CPF de casa mesmo?